Quem tem bebê em casa sabe que é preciso alguns pares de olhos, braços e pernas à mais para conseguir acompanhar os primeiros passos desequilibrados e ousados dos pequenos. Mas, a verdade é que todos sobrevivemos à esta etapa – mães, pais e crianças!

Mas, alguns cuidados podem ajudar a evitar acidentes infantis mais sérios e cabelos brancos precoces. Confira:

Acidentes na cozinha são os mais comuns

• Limite o acesso à cozinha. Superfícies quentes, potes de vidro, panelas e conteúdos quentes, facas e outros utensílios são perigosos e costumam atrair a atenção dos menores. E eles não tem noção do que PERIGO significa. Então melhor deixá-los longe da cozinha.

• Enquanto preparar as refeições, deixe sempre o cabo das panelas virado para dentro do fogão. Crianças são naturalmente curiosas e objetos diferentes, como panelas, podem despertar a curiosidade do bebê.

• Fique de olho também ao forno, muitas vezes instalado baixo, perto do chão e de fácil acesso aos bebês. Tenha certeza de que seu filho está bem longe quando o abrir.

Prevenção por toda a casa

• As tomadas podem chamar a atenção das crianças. Para evitar choques e descargas elétricas, use protetores adequados.

• Coloque cantoneiras de silicone nas quinas de mesas e móveis, principalmente porque a criança pode usar o local para se apoiar ou bater a cabeça ali ao se desequilibrar.

• Coloque telas e travas nas janelas, principalmente se você mora em apartamento. Evite deixar móveis, cadeiras e outros objetos próximos dessas áreas. As crianças podem escalar e subir na janela. Não subestime a criatividade só porque a criança ainda é pequena ou você a chama de “meu bebê”!

• Medicamentos, produtos de limpeza, facas e outros artefatos perigosos devem ser guardados fora do alcance da criança, de preferência em gavetas com trava ou chave.

• Se houver uma escada de fácil acesso na casa, coloque uma portinha de segurança.

• Tapetes e objetos no chão podem fazer a criança tropeçar e cair. O ideal é deixar o ambiente o mais amplo e livre possível.

• Pequenos enfeites podem ser guardados durante essa fase, mas uma conversa categórica também funciona. Se você ensinar seu filho a não mexer em certos objetos desde cedo, explicando sempre que necessário, a tendência é que ele aprenda a respeitar esse limite.

As experiências são parte MUITO importante de todo aprendizado. Tenha paciência, dedique tempo para acompanhar seu bebê pela casa, mostre limites de acesso, mas ofereça espaços e opções de exploração. E lembre-se, um galo na cabeça, um roxo no joelho e um susto ao cair faz parte da vida.

Responder